Jan 17, 2007

013 Dói no bolso...

Deu no Globoesporte.com:

RIO DE JANEIRO - O torcedor que resolver assistir aos jogos do Campeonato Estadual terá de tirar mais dinheiro da carteira. Numa decisão tomada pelos clubes, segundo o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, o preço dos ingressos da competição foi reajustado em 100% em relação ao do ano passado.

Os bilhetes de arquibancada para os jogos do Maracanã passam dos R$ 15, cobrados em 2006, para R$ 30. E a meia-entrada, para estudantes, agora custa R$ 15. Os ingressos para as cadeiras custam R$ 20, e para as cadeiras especiais, R$ 100,00.

Entendo que os preços precisam ser revistos, mesmo. Ano passado tinha muito cambista comprando ingresso de estudantes (antes, R$ 7,50) e vendendo por 10 reais. Os clubes perdiam nessa brincadeira cinco pratas. Entendo, também, que os direitos pagos pelas emissoras de TV não podem (na maioria dos casos) ser a única receita dos clubes de futebol, ainda mais no Rio de Janeiro, mas pedir para um trabalhador pagar 30 mangos para ver um jogo de futebol é baixaria. Claro que esse mesmo trabalhador - generalizando, meu caro - é também responsável por ter comprado diversas vezes ingressos na mão de cambistas. A medida vai impedir isso? Claro que não, mas comprar ingresso de cambista agora custa 15 paus, o preço justo de um ingresso hj.

Isso tudo me lembra uma história. Estava eu, lépido e fagueiro, indo ao Maracanã assistir ao último Fluminense e Cruzeiro do Brasileiro 2006, quando um cambista me ofereceu um ingresso por módicos R$ 10,00. Respondi-lhe com a maior tranqüilidade - mentira, com o cu na mão, mesmo: não, obrigado. Vou comprar na bilheteria. A resposta?! "Vc acha que sou ladrão?! Eu comprei esses ingressos! Tenho o direito de fazer o que eu quiser! Sou trabalhador! Esse é o meu trabalho! Vai se foder..." E foi daí pra baixo. De costas caminhei - ainda com o cu na mão - até a bilheteria e comprei meu ingresso.

Na segurança do Maracanã - pausa para morrer de rir - pensei sobre o que o cara disse. Claro que meu lado comunista se aflora e logo penso que se ele tivesse oportunidade, estaria trabalhando com carteira assinada e segurança - hoje estou um pândego. Depois (tipo dois minutos depois), pensei melhor... Que animal! Esse cara é um típico 171 que acha que pode ser esperto para ganhar o dele sem se preocupar com o resto. Lembremo-nos que o futebol é a segunda maior fonte de empregos do Brasil - essa vc não sabia, né? - segundo o digníssimo presidente do Botafogo Futebol e Regatas. Perde apenas para o Governo Federal. Sendo assim, se vc compra ingressos por metade do valor (ingresso esse que deveria parar na mão de estudante,s mas que vai pra mão de um bigodudo) e vende cinco dinheiros mais barato que o ingresso normal, vc tá lesando uma cambada de gente indiretamente! Além de prejudicar o espetáculo deixando as arquibancadas mais vazias, diminuindo o lucro dos clubes, que por sua vez não podem contratar jogadores, o que diminui o interesse das pessoas pelo jogo e assistem de suas casas. Um dia os cambistas não terão mais pra quem vender seus ingressos.

Pay-per-view, aí vou eu (ou não)!

No comments: